1.1.12

relevante para o mundo ou tão relevante como o mundo?

O que esperar da igreja brasileira neste próximo ano? Uma igreja com uma pregação relevante para o mundo, ou uma igreja tão relevante para os homens como o mundo?

Não faltam pregações, músicas e "profecias" anunciando um evangelho que seja relevante para uma sociedade depravada, perdida e em profundas trevas. Mas o que é ser relevante? O que a igreja tem feito e entendido como atuação importante e vital para o homem em nosso contexto?

Em 2011, enriqueci bastante minha videoteca pessoal de vídeos esquizofrênicos gravados no interior de algum templo pseudo-cristão, assisti a verdadeiras orgiais "espirituais" como: um batismo realizado num toboágua, luta de MMA na nave do templo, garotos jogando Playstation no lugar onde deveria estar o púlpito da igreja, um site com as evangélicas mais "gostosas" etc. Em última análise, é isso o que a igreja brasileira (pelo menos grande parte dela) tem considerado relevante para o homem.

Se há alguns anos atrás muitas igrejas tinham dificuldade em manter seus jovens dentro do templo, pregando uma vida asséptica que não condizia nem com a realidade local nem com a realidade bíblica, hoje, "manter" uma boa parcela de jovens utilizando as dependências do templo tornou-se relativamente e momentaneamente fácil... o custo é alto, mas parece ser eficaz... se o que você quiser for apenas mantê-los utilizando as dependências do templo por um tempo. Para manter pessoas mundanas dentro da igreja, basta adotar a agenda do mundo.

E meus irmãos... como prospera esse mercado!

O problema obviamente é o custo disso. Comparado ao estrago feito na vida de milhares de adolescentes e jovens que frequentam igrejas dirigidas por pastores comprometidos com a carne e não com o Espírito, é realmente barato o valor gasto com aluguel de ringues para lutas ou de parques aquáticos. É muito barato um DJ e a locação de um sítio para uma "rave gospel", se levarmos em conta que jovens e adolescentes sem formação e informação bíblica, mas profundamente mergulhados na cultura mundana inserida na igreja, após um pequeno e curto período de tempo dentro dos templos, são substituídos por outros iguais a eles, em um círculo infâme que se repete constantemente. Pois faltam olhos para uma liderança preocupada tão somente com o agora. Mentes tão dominadas pela cultura secular que vivem exatamente como o mundo, excetuando por uma Bíblia teen multicores nas mãos ou forma de uma bolsa cor-de-rosa (um tipo de Biblia-bag Barbie Teen).

Pastores culpam a TV por que meninas de 16 anos de sua igreja estão grávidas de rapazes, não "ímpios", mas batizados, pregadores e quem sabe até pertencentes a algum ministério de street dance da igreja. Líderes de jovens um tanto perplexos porque a influência dos colegas da escola levam seus discipulados as drogas... Ora, não percebem estes cães cegos que eles são os culpados? Não percebem que ao tornar a igreja tão irrelevante, parecida e palatável quanto o mundo pode ser, deixaram de ser o agente ativo para tornarem-se meros espectadores da revolução que o mundo tem proporcionado dentro da igreja?

Onde estarão os ministros de louvor a criticarem os valores demoníacos pregados pela Globo em suas novelas quando todos eles assinaram contratos com a mesma? O que pregarão os pastores, outrora defensores de uma vida de santificação, quando suas igrejas são pátios do inferno e suas ovelhas sentem verdadeira repulsa a termos como doutrina, santidade e pureza? Onde estarão aqueles que pregavam uma vida de assepsia impossível e hoje estão entregues a toda sorte de imundícia oferecida pelo mundo?

Estes esperam mais um ano de prosperidade, de crescimento, de lama e podridão até que nem mesmo dor sintam em seus ossos... minha espectativa e esperança para 2012 é bem acanhada, um tanto utópica reconheço... Eu realmente espero que as trevas avancem "percentualmente" menos que em 2011. Eu realmente oro para que alguns cegos tornem a ver e uns surdos tornem a ouvir, e se necessário, que muitos mercenários pereçam antes de promover destruição em outras vidas.

Maranata Jesus!

2 comentários:

  1. Oi Daniel!

    Ao meu ver, a questão principal é que o evangelho de Cristo exige uma conversão absoluta dos valores do mundo. É preciso inteligência e reflexão para visualizar a influência da pós-modernidade na vida dos membros da Igreja e da própria Igreja. Para mim, a nossa vida e o nosso trabalho dão sustentabilidade à sociedade, mas não nos aprisionam nela, pois nossa mente e o nosso coração deveriam estar libertos. Acredito que há Igrejas, crentes e "ex-crentes" que nos dizem que podemos ter uma "fé" repleta das coisas do mundo, suavizam ou ignoram o caminho difícil da santidade. Este liberalismo, pode estar nos empurando para o mesmo estilo de vida do qual levantamos na alegria do chamamento de Cristo. Vejo que não podemos impedir ninguém de fazer peripécias "gospel" em nome de Cristo, mas é preciso meditar sobre: quem idéia de Deus está sendo pregada? Que tipo de mensagem, em todos os cenários, está sendo transmitida? Que tipo de conversão está sendo exigida?
    Obrigado por seu texto que me fez refletir, Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. Amado,

    o que espero de bom neste ano de 2012 é que continues a escrever.
    Mesmo discordando de "tanto"otimismo seu, renova em mim saber que continuas igual aos anos anteriores.

    Que o Senhor nos guarde.

    em Cristo

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria