18.7.10

anotações - I

- A Igreja Presbiteriana do Brasil, em seu último Supremo Concílio, realizado em Curitiba, passou a considerar como seitas, a Igreja Universal e a Igreja Mundial. Pessoas oriundas dessas duas denominações precisam ser batizadas e fazer profissão de fé (informação dada pelo pr. Augustus Nicodemos em seu blog). Não sou presbiteriano, nem nunca frequentei um templo presbiteriano, mas aprovo e elogio a atitude deste concílio. Tais denominações passam ao largo do que biblicamente se pode considerar cristianismo, nada mais correto do que considerar aqueles que por anos se sujeitam a essas doutrinas, e crêem nelas, não cristãos. Quando saem de lá, é porque realmente se converteram e entenderam o Evagelho da Cruz. Ou apenas não conseguiram aquilo que queriam e agora estão procurando um novo pajé, vai saber...

- Comecei a ler o livro Com Vergonha do Evangelho, do pr. John MacArthur. Anotei duas frases, a primeira de Charles Spurgeon, que o autor utilizou para introduzir o prefácio de seu título:

A apatia está por toda a parte. Ninguém se preocupa em verificar se o que está sendo pregado é verdadeiro ou falso. Um sermão é um sermão, não importa o assunto; só que, quanto mais curto, melhor.

A segunda frase é do próprio John MacArthur:

O entretenimento está rapidamente se tornando a liturgia da igreja pragmática.(...) Sutilmente, em vez de uma vida transformada, é a aceitação por parte do mundo e a quantidade de pessoas presentes aos cultos que vem se tornando o alvo maior da igreja contemporânea.

Uma boa semana...

Um comentário:

  1. Prezado Daniel,

    nunca nos falamos pessoalmente, nem mesmo através da internet, mas sempre leio os seus textos no bereianos.blogspot.com e devo ser sincero. Gosto muito do teu "argumento" acerca dos assuntos cristãos que aborda. Ademais, gostei bastante deste texto, principalmente no que se refere às igrejas universal e mundial, quando você cita que o concílio presbiteriano decidiu tratá-las também como seitas.

    Tenho certeza que gostaria de conhecê-lo pessoalmente e trocar algumas ideias com você. Entretanto, não vejo esta possibilidade (talvez um dia...). Enfim, quero dizer que gosto do seu modo de abordar os assuntos relacionados a apologética cristã.

    Gostaria também de saber se podemos utilizar seus artigos no Portal Crise de Consciência.

    www.crisedeconsciencia.com
    crisedeconsciencia@gmail.com

    Aguardo sua resposta.

    Mário Bersone Netto

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria